segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

EMIRATES - OPEN DAY (2012)

Para ver a postagem mais atual sobre o processo seletivo de comissários da Emirates, CLIQUE AQUI.


Aqui vão minhas impressões sobre o processo seletivo de comissário de bordo da Emirates, realizado em São Paulo, em fevereiro de 2012.   Se quiser saber das minhas experiências anteriores, clique aqui pra OPEN DAY, aqui pra ASSESSMENT DAY e aqui pra FINAL INTERVIEW; ou tecle 8 para menu principal .

E o tempo passou. Depois da minha tentativa não-completamente-bem-sucedida, teria de esperar mais um ano até poder participar novamente do processo seletivo da Emirates. Esse período de espera terminou em setembro de 2011. A Emirates ainda realizou um processo seletivo em dezembro de 2011, inclusive me mandou um e-mail convidando diretamente para o assessment day, mas, naquele momento ainda não estava me sentindo completamente preparado, pois não tinha terminado todo meu curso de inglês, nem o de comissário (apesar de não ser um pré-requisito) e estava enrolado, esperando algumas respostas de possíveis trabalhos artísticos. Então, respondi ao convite explicando que não poderia ir e agradeci.

Fiquei acompanhando pelo site da Emirates Careers quando haveria um novo processo seletivo e, assim que foi divulgada a data, realizei meu cadastro, no dia 30 de dezembro de 2011. Cadastro feito e informações atualizadas: é-hora-de-esperar, é-hora-de-esperar.

E eis que o grande dia chegou: dia 5 de fevereiro. Mesmo bat-lugar (Hotel Intercity Ibirapuera) e mesmo bat-horário (9h da manhã). Dessa vez, resolvi fazer o bonitinho e tirar as fotos para o processo seletivo com alguma antecedência, já que nas da tentativa anterior eu estava todo zuado, cheio das olheiras e com cara de 'derrota' . Então, fui ao FOTO SANJER providenciar as fotos 5x7, e aproveitei para tirar a foto padrão "business" de corpo inteiro, já pensando na final interview. O resultado foi esse:


(Foto feita no studio Sanjer)

Quem vê até pensa que sou sério, né? Mas, enfim... juntei a isso o curriculum em inglês que eles pedem, e fui à luta. como não tinha recebido nenhum convite pra ir diretamente ao AD dessa vez, inda tentei manter algum contato com a FlyRight - headhunters que organizam o processo seletivo aqui no Brasil, antes dos selecionadores da Emirates virem pessoalmente - mas, depois percebi porque eles não conseguiram responder: a coisa estava bem cheia lá.

Nessa fase você só precisa levar:
- Currículo em inglês atualizado (sim, TEM que ser em inglês)
- 2 fotos - tamanho de foto de passaporte - usando roupa social e sorrindo.

Quando eu cheguei no Intercity logo pensei: caiu balão aqui e esse povo veio salvar o pavio? Porque tinha muuuuita gente. Anteriormente, eu não tinha me deparado com esse mundaréu de wannabes nem no AD. Desta vez, tinha ainda mais pessoas fora do padrão de vestimentas que eles solicitam. Tipo, tinha gente que você só perceberia que ia pro processo seletivo quando subisse as escadas e fosse procurar a sala de conferências pra ver os videos de introdução à Emirates. DICA# Não faça isso, meu caro coleguinha! Eles indicam que você vá de roupa social, levando duas fotos 5x7, 2 fotos casuais e um curriculum em inglês, então, se você quer mesmo trabalhar pra eles faça tudo certinho! As fotos casuais devem mostrar preferencialmente só você, SORRINDO, em um ambiente saudável (leia-se: nada de bares ou baladas) de preferência com uma boa iluminação. Coleguinhas moças: nada de decotes (lembra, eles são muçulmanos!?), saias curtas, fotos na praia de canga ou aquelas fotos com umas maquiagens carregadas onde parece que vocês usaram "rouge" como se não houvesse amanhã. Coleguinhas meninos: nada de foto fumando, encochando as "mina", mostrando o muque ou empinando a moto, por favor!!!


(Foram essas as minhas fotos casuais que eles pegaram)

(Ok, uma foto com um tigre não é uma coisa tãaaaao casual assim!)


Pra quem participa pela primeira vez, ao chegar no hotel você deve aguardar no saguão, junto com o restante da galera que foi lá pra resgatar o pavio do balão participar do Open Day, pois algum dos funcionários da Fly Right International virá chamar a galera. Depois de um tempo, eles chamarão todos pra um auditório onde eles passam alguns videos falando sobre Dubai, e como é a vida de comissário. Videos como esse:


EMIRATES CABIN CREW RECRUITMENT

Após mostrarem os videos, eles abrem espaço para esclarecimento de dúvidas... daí, eles recolhem os currículos e fotos das pessoas e já fazem uma quick interview, onde eles fazem perguntas como: "porque a Emirates?", "você deixaria família e amigos para morar em Dubai?", "Me fale um pouco sobre seu ultimo emprego", "Me conte um pouco sobre você" ... etc. As perguntas servem pra conhecer você melhor, ver se você é tímido ou extrovertido - nada de timidez, por favor - se não é uma pessoa problemática difícil, se não é louco e, principalmente, se seu inglês dá pro gasto e você consegue se comunicar em inglês. É de bom tom os rapazes deixarem as moças irem primeiro, por cavalheirismo.

Em alguns casos eles ainda dão um teste escrito pra pessoa fazer. Normalmente esses testes consistem em uma análise de texto, com a resposta de algumas questões (tipo, 4 questões!) e algumas questões sobre gramática da língua inglesa e compreensão de contexto de frases. Nada difícil, sério! Coisa do nível intermediário de inglês. Há ainda as pessoas pras quais eles pedem que elas leiam um pedaço de um texto sobre Dubai, em inglês, só pra sentir firmeza de voz e clareza de pronúncia. Não se preocupe se você tiver que fazer alguma dessas coisas, além da sua entrevista direta com os recrutadores ... isso pode querer dizer que eles querem saber mais sobre você, querem ter certeza de que você é o que a Emirates procura porque, convenhamos, se eles te acharem " fora do padrão", nem irão perder tempo. O processo todo pode demorar horas. Sério! Tem gente que chega as 9h da manhã e sai de lá as 18h. Mas, tem também quem tenha feito tudo em pouco mais de 2 ou 3 horas. Terminados os testes, eles avisam que enviarão o resultado por e-mail. Daí, é só começar a treinar a paciência porque você vai precisar de bastante dela até o final do processo. A resposta geralmente vem em 1 semana ... 10 dias...

Voltando ao meu caso, já estava todo mundo lá. E agora José? Esperar. Encontrei com uma adorável senhorita que tinha conhecido no dia em que fui buscar minhas fotos no studio Sanjer, a Leide, e ficamos papeando junto com mais duas moças muito legais: a Pri e a Nuana. A Nuana, inclusive, faz aulas de árabe com uma tia muito da "diferenciada" cujas aulas em vídeo fazem sucesso no youtube, qualquer hora posto uma referência aqui. É fe-no-me-nal! Didática zero! Anyway, após a espera, eles nos convidaram pra subir e ir à sala de conferências onde exibiriam um vídeos e fariam uma palestrinha falando sobre a carreira de comissário de bordo, benefícios e como tudo acontece para os interessados. Só que, lembra que tava lotado? Pois é... a salinha ficou cheia, e eles anunciaram que dentro de uma hora haveria uma nova sessão para os interessados remanescentes, que ainda lotariam mais uma sala. Aos que, como a Leide e eu, já tínhamos participado de um Open Day anteriormente, eles pediram que ficassem num canto, para refazer as quick-interviews.

E assim aconteceu. Nos deram uma nova ficha de cadastro onde preenchemos dados simples, como nome, formação escolar, se temos tatuagens, piercings, cicatrizes e outros itens que nos dificultariam trabalhar com eles. Detalhe: Nenhum dos itens que citei pode estar "aparente", senão fim-fan-fum pra você! Eu tenho uma tatuagem pequena no ombro, então, não pega nada. Mas, tatuagens na nuca, no pé, no punho... xiiii... dificulta, ou melhor, impossibilita. Assim, se não aparecer com o uniforme deles, ok, se aparecer, sorry! Eles ainda perguntam se você está disposto a tirar a tatuagem...


(Não pode ter cicatrizes ou tatuagens na parte branca dos manequins)

Este formulário específico de imagem e uniforme (esse logo aqui em cina, que pergunta sobre tatuagens) é preenchido normalmente somente no assessment day, mas, é bom ter em vista que ele existe e que ele é restritivo. Preenchido o formulário, fomos para a fila da entrevista. Meia hora depois, já fomos entrevistados: eu em uma mesa e a Leide ao lado. Quem estava na mesa onde minha coléguinha seria entrevistada era uma moça que sempre responde nossas dúvidas no grupo da FlyRight no facebook e eu não consegui me segurar e soltei uma daquelas tietagens "brabas" pra cima dela e fui dizendo: you're soooooooo kind". Daí o entrevistador que falaria comigo fez uma brincadeirinha e disse: "but you're going to be interviewed for me". Tá bom então...

A entrevista foi coisa simples; apenas receberam os dados, fotos e fichas, deram os greetings básicos, perguntaram pra mim porque não tinha sido aprovado anteriormente e até fiquei intrigado pra responder: "sei lá, como eu vou saber?!", mas, eu até sabia (vide o post da final interview). Então expliquei e ele me perguntou diretamente como era a tatuagem que tenho. Expliquei isso também e ele me falou: "uuuuuutiiiiiiiimmmmail ok!?". Eu não entendi nada, porque as pessoas por perto estavam fazendo a maior feira. Pra não soltar um "queeeeeeeeeeeeeeeeee", soltei um cordial "pardon" e ele repetiu: "uuuuuutiiiiiiiimmmmail ok". Daí tive que ajoelhar no chão e virei a orelha para ele pra conseguir entender: "We'll send you an email, ok?!", e paramos a conversa por aí.

Depois ainda fiquei falando com as pessoas que saiam das mesas de quick-interview e com algumas pessoas que esperavam pela palestra. Todos muito ansiosos pelos resultados que seriam enviados por e-mail. Mas, naquelas né... depois que fez, relaxa na bolacha e espera o resultado. O "não" já temos. Alguns dias depois eu já recebi minha confirmação para o AD. E dois dias depois, recebi um convite pra ir direto pro AD, sem precisar ir no OD. Ou seja, se eu tivesse esperado, seria convidado diretamente pra segunda fase do processo. Mas, valeu a pena por ter conhecido várias pessoas super legais. Agora, aguardamos ansiosamente pelo dia 26, quando teremos o OD.

Se você quiser saber mais sobre Open Day, veja também a portagem mais atual sobre o OPEN DAY 2013.

Se gostou do post ou tem dúvidas de como rola o processo, só deixar seu recado aqui!
É isso aí! Vamos voar...

140 comentários:

  1. Oi Roberto,
    estou na torcida por vc!! Vc narra os fatos e é como se eu estivesse lá, observando tudo!!
    Muito bom, parabens!!

    Me diz uma coisa.. vc nao teve o writting test no open day? Estou um tanto quanto insegura em relacao a este quesito.

    obrigada,
    Gabriela

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabi! Obrigado pelo comentário...

    Então, no meu primeiro Open Day eu tive apenas um formulário com algumas questões alternativas em que tive de responder na hora, coisa simples. Não tive que fazer redação na hora nem leitura, como outros fizeram... acho que isso aconteceu também porque eu FALEI mais que o homem da cobra com os entrevistadores! kkkk ... então, acho que eles cansaram e não quiseram mais testar nada! Varia muito... dessa outra vez que fiz agora, em 2012, eu falei por uns 4 ou 5 minutos com eles, e só! Mas, acho que foi só porque era a segunda vez... e, tem o fato "Emirates", que é top secret! kkk

    Obrigado aí... e boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi roberto! o seu blogue ajuda bastante para quem vai tentar ingressar na emirates, e com concerteza que me ajudara tambem! uma questao.. acha mesmo que as cicatrizes são factores de exclusao?? tenho uma cicatriz no joelho, devido a uma operação! rrrr

      Excluir
    2. oi roberto! o seu blogue ajuda muitooo quem vai tentar entrar na emirates como e o meu caso tbm! tenho uma questao.. achas mesmo que a cicatriz e um motivo de exclusao directa? eu tenho uma cicatriz no joelho devido a uma operaçao.. com certeza que isso nao me ira ajudar nada.. certo?rrr

      Excluir
  3. Oi Roberto,
    Gostaria de saber se é "fácil" levar marido e filha pra Dubai..estou me preparando para o Open Day, estudando bastante, mas tenho dúvidas sobre como fica a família caso eu entre na empresa.
    Outra dúvida, em qual site posso confiar nas divulgações das datas dos Open Day em 2012 SP?? Obrigada pela atenção...ahh..vc está feliz na empresa?? o salário é bom??? Bjos.Aline (alinecgabriela@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  4. Ola Aline,

    Bom, até o momento (abril de 2012) eu ainda estou aguardando a resposta da Emirates para o processo seletivo que fiz em fevereiro. Todos os meninos do meu grupo ainda aguardam a resposta da empresa, mas, estamos esperanços; daí, ainda não posso te responder o que "tô achando". Mas, de uma forma geral, pelo que vejo, todos que vão se encantam pelo estilo de vida que levam em Dubai e pela possibilidade de conhecer o mundo.

    O salario lá geralmente varia entre R$4500,00 e R$5000,00; dependendo de quanto você voa por mês. Também aumenta conforme sua posição na equipe e a classe do voo em que você serve. Eu acho um bom salário, se você contabilizar que eles já te dão moradia e "transporte". Tem ainda os allowances, que se você não gastar completamente são seus.

    O melhor lugar pra ver as datas certinhas é esse portal: http://www.flyrightintl.com/eventos.html ... procure também a fly right international no facebook, eles tem um grupo lá onde geralmente postam as datas e coisas bem interessantes...

    Quanto a levar familia... pra comissário eu não sei se tem essa facilidade. Já vi blogs de casais que moram juntos lá, mas, ambos trabalham na empresa. Normalmente, você terá de dividir sua acomodação com alguém e, se preferir morar sozinha (no caso de querer morar com a familia, por exemplo) eles dão uma ajuda de custos pra ajudar com seu aluguel. Mas, daí é tudo por sua conta! E, pelo que ouço, os aluguéis lá em Dubai são BEEEEM caros... mas, pergunte isso diretamente nesse grupo do face que citei, que vão saber te passar informações mais precisas sobre tudo!


    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  5. Poxa Roberto obrigada mesmo pelas informações e dicas!! Estou na torcida por vc! Abraços e boa sorte.

    ResponderExcluir
  6. Oi Roberto, muito obrigada pelas informações e dicas super úteis pra mim. Torço pelo seu sucesso, espero que um dia possamos conversar quando estivermos na empresa..hehe..grande abraço, Aline.

    ResponderExcluir
  7. Muito úteis as dicas! Legal saber um pouquinho dos bastidores. Só fiquei um pouco decepcionada com a parte da tatuagem, uma vez que tenho uma na nuca, but I guess I wouldnt mind removing it. Anyway, obrigada again!

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde Roberto,

    Adorei o seu blog, é muito inteligente e divertido de ler. Também fiz o OD e o AD, não deu e ue deixei pra lá por um tempo....
    Vou de novo dia 27...vamos ver no que dá...tem e-mail para manter contato?!

    Sucesso,

    Suiane

    ResponderExcluir
  9. Olá, Roberto!

    Gostei muito da visão que você passou acerca do Open Day, deu pra ter uma noção muito boa! Mas, me diga uma coisa, para moças, qual o nível de idade das presentes? Pela sua impressão pessoal da empresa, qual faixa etária é mais atrativa para eles? Quanto a tatuagens, eu tenho uma atrás da orelha mas descobri uma maquiagem que a cobre 100%, você acha que isso seria suficiente para não ser eliminada de cara?
    Ah! Boa sorte pra você!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Então...
    A idade das pessoas lá varia muito. Lembro que na primeira vez que fui tinha uma moça de uns 39/40 anos que foi aprovada. Ela era uma Lady, e mandava super bem na simpatia na aparência...

    Normalmente, as pessoas que vejo indo pra esse processo são bem novas;tipo, gente que ainda não sabe o que fazer da vida - como eu!!!

    Mas, na boa... parafraseando os Menudos: "não se reprima". Brota lá no processo seletivo e vê o que rola lá... o "não" a gnete já tem, o grande lance é mudar o jogo!!!

    ResponderExcluir
  11. Huum, entendi! Na verdade, tenho 26 anos e aparento ter 21, 22 anos (é o que dizem!), era só pra ter noção da minha "idade-limite"... Quanto a tatuagem, descobri uma palavra mágica chamada DERMOABRASÃO e já consigo dormir em paz em saber que a "pedra" no meu caminho pode ser removida sem ser "with lasers"(haha)...
    A dica do Grupo Fly Right no FB foi um óasis no deserto pra mim, está sendo deveras esclarecedor! Obrigada pela força!
    Nos veremos em Dubai !!

    ResponderExcluir
  12. Roberto, estou me mordendo pra saber uma coisa.. vai ter OD aqui em sp dia 08/07 e eu me inscrevi ontem. Eu preciso esperar confirmacao de que eu posso ir ou eh so aparecer por la no dia??? Nao sei o q fazer!! Socorro!!

    ResponderExcluir
  13. good night, primeiramente, boa sorte na sua espera, e torcemos para que receba uma resposta positiva né! então fiquei bem triste de saber que a idade minima é 21 anos, tendo em vista que tenho só 19, vou ter que esperar pelo menos mais 1 ano e meio, mas vai ser bom pra aprimorar o ingles e me preparar mais. Enfim, fiquei um tanto preocupada com o fato das tatuagens, eles querem saber se o candidato tem tatuagem, ou se consegue esconde-la? porque eu tenho uma no pé e uma nas costas, mas se valer minha vaga na empresa, eu arranco fora o pé se precisar, hahaha e quanto a das costas nem vai aparecer, beijos

    ResponderExcluir
  14. Ola Fernanda,

    Então, na verdade eles querem "não ver" a sua tatuagem. POr exemplo, essa que você tem no pé... exceto se ela não aparecer enquanto você usar um sapato de salto (no padrão deles), eles pediriam, com certeza, pra você tirá-la. Mas, fica a dica: só se preocupa com isso quando você realmente já estiver aprovada e COM SUA DATA DE EMBARQUE MARCADA!!! kkk ... eu tenho uma tatuagem nas costas também. Ela é pequenininha, e não aparece quando uso camisa. Mas, você tem que contar também que tem certos uniformes de comissária que tem uma gola decotada para trás também, então, vale a pena "esconder" no processo seletivo e depois dar um jeito e entrar no "laser" pra se livrar delas.


    Aproveite esse tempo que você tem até sua entrada na Emirates pra fazer um curso de comissária. Não é pré-requisito na EK, mas, pode ser um diferencial no processo, pode te trazer mais experiência, pode esclarecer se essa é mesmo a profissão que você quer e pode também abrir portas pra trabalhar em alguma das cias aéreas brasileiras, que devem voltar a contratar massivamente no ano que vem!


    Booooa sorte!

    ResponderExcluir
  15. Oi Roberto,

    Muito obrigada pelo seu blog, é fantástico! Estou a torcer para que a resposta seja positiva e que possa continuar o blog no Dubai.

    Vi no seu blog que as meninas deviam ir com o cabelo apanhado num coque, não passaram nenhumas de cabelo curto? mesmo que o corte seja curto mas bem delicado?

    Muito Obrigada, Sofia

    ResponderExcluir
  16. Sim, havia moças com cabelo curso sim. Na outra vez que eu fiz o processo seletivo uma delas passou até para a final interview. Se entrou ou não na EK, eu não sei dizer. Acho que não pega nada se você tiver um cabelo curso, tipo, channel ... ou coisa do tipo. Curto e repicado eu acho que é fora dos parâmetros deles. Mas, eu "acho" (e só acho mesmo porque posso estar super equivocado) que o padrão deles é de coque, aquele super bum em caracol ou então channel. Acho que a Rejane Fontes da Flyright saberá te informar melhor e precisamente sobre isso!!! Procure o grupo da Flyright no facebook, porque eles sempre são muito solícitos nas respostas!

    Bjooooo

    ResponderExcluir
  17. Giuliana, até onde me consta, não precisa esperar resposta positiva não!!! Só aparecer no Open day. Boooa sorte pra você!!!


    Coléga da TERMOABRASÃO... só o nome disso já dá medo! Se joga no calor esfoliante e vai fundo, se seu objetivo é a Cia aérea do rabo colorido! Acho que valeria a pena até remover o cabelo se eles pedissem kkkkkk - ok, exagerei!


    Boa soooorte aí gente!

    ResponderExcluir
  18. E ae, Roberto! Já saiu o resultado? Achei muito bacana mesmo a total descrição dos fatos...
    Tenho uma amiga que tem seus trinta anos, ela entrou, foi bem rápido, não teve toda essa espera longa... Eu queria muito participar, mas ainda estou tentando pegar pesado no inglês, falta vocabulário... E ainda não tenho idade suficiente, haha, só faço 21 no final de setembro... Será que eles me achariam muito nova? Enfim, acho que é isso, poste mais informações sempre que puder!

    ResponderExcluir
  19. Ola Verônica,

    Que bom que gostou do blog. Estou sempre atualizando informações. Então, se quiser saber de mais alguma coisa, só falar que eu pesquiso junto aos meus gurus do oriente médio... kkk...

    Então... força no inglês aí! É preciso saber se comunicar senão eles te eliminam na ultima fase, a final interview, onde você precisa falar BASTANTE sobre você e sobre varios outros aspectos da sua vida.

    Com relação à idade, você já pode participar e ser aprovada. O importante é que você tenha os 21 anos na data do seu embarque, ou seja, sendo aprovada agora você demoraria de 3 a 5 meses pra ser chamada pra Dubai ... então, já daria tempo!


    Boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  20. Oi, Roberto!
    Achei muito atencioso da sua parte postar todos os detalhes da sua saga.
    Lendo, fiquei com a impressão que são chamadas mais meninas que meninos, é isso mesmo?
    Quero muito me inscrever quando voltar pro Brasil, achei uma oportunidade única!

    Boa sorte pra você, espero que dê tudo certo!

    ResponderExcluir
  21. Ola,

    É, basicamente isso: eles chamam mais meninas do que meninos. Mas, isso é comum, mesmo nas empresas aéreas daqui do Brasil. Tem todo aquele "mito" em torno da mulher que é comissária; daí, geralmente eles dão preferência e tem funcionários na razão de 1 homem para 3 mulheres ... isso no caso de comissários!

    Boa sorte pra você, quando voltar pro Brasil (Riiiiicaaaa!!!)

    ResponderExcluir
  22. Parabéns pelo esforço e dedicação ....
    Pois estou admirada com tanto objeto o de vida!! Olha parabéns mesmo!!!
    Eu sei o que é a dificuldade do Ingles!
    Para nos Brasileiros então sem preparo nenhum de base escolar, fogo a minha luta antes do sonho de ser comissária é o Ingles ...
    Bem comecei agora este percurso e ainda terei muitas duvidas, espero poder contar contigo!

    Boa sorte para a tua selecção, pois gostaria de saber o resultado!

    Cumprimentos,
    Cristiane Moura

    ResponderExcluir
  23. Ola...adorei seu blog! O melhor até agora! rs
    Eu sou brasileira, mas estou em New York agora, e queria que voce me desse uma dica, se possivel!
    Vai ter um OD aqui em uns 10 dias.
    Vc sabe se eu posso fazer aqui em NY, mesmo sendo brasileira??
    E quanto ao ingles, tem que ser perfeito???
    Fico aguardando..muito obrigada!

    ResponderExcluir
  24. Ola..adorei seu blog!!
    Por favor..veja se vc pode me ajudar...sou brasileira mas estou aqui em New York, e parece que vai ter um OD aqui em uns 10 dias..voce sabe me dizer se eu posso fazer daqui? Ou tem que ser do Brasil mesmo??
    E quanto ao ingles...tem que ser perfeito???
    Obrigada e fico te aguardando!!

    ResponderExcluir
  25. Oi Patricia,

    Até onde eu sei, você pode sim fazer o processo seletivo em NYC mesmo sendo brasileira, porém, aquela passagem que eles dão uma vez por ano pra você voltar pra casa nas férias será sempre emitida pra NYC ou qualquer que seja sua "base" de realização do processo seletivo.


    O inglês não tem que ser PERFEITO-PERFEITO... mas, é bom que ele seja LEGAL. Tipo, dá pra erar alguma coisinha básica, mas, tem que saber se comunicar bem,sem gaguejar e com segurança.Mesmo que seu vocabulário não seja assim uma brastemp, é bom que você seja segura! Tipo, vai viajar na língua dos coleguinhas... viaja com convicção! kkkk ... mas, tente! Pelo menos já terá uma ideia de como é o processo seletivo.

    ResponderExcluir
  26. Olá Roberto, gostei muito de ler o seu blog. Com tudo o que li e vi só há uma coisa que me deixa pensativa. É que eu uso aparelho nos dentes e gostaria de saber se vale a pena tentar ou não?

    Obrigada,
    Joana

    ResponderExcluir
  27. Muito obrigada! Voce é muito atencioso! Acho que voce nasceu mesmo para ser flight attendant...nao desista!!
    Estou torcendo por vc...e resolvi que vou fazer o processo no Brasil mesmo.
    Estou indo embora de NY em alguns dias!
    Obrigada e muito boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  28. Ola Joana,

    Então... eles não contratam se você usar aparelho. Você tem que terminar seu tratamento até a data do embarque e, até onde me consta, não conheço ninguém que tenha sido aprovado (a) no processo seletivo enquanto usava aparelho. Pode existir, mas, eu não conheço. Acho que seria mais interessante terminar seu tratamento primeiro e depois se inscrever, já com aquele sorrizão bonito!

    Boa sorte e muito sucesso pra você!

    ResponderExcluir
  29. Eu também participei do open day!
    Conto minha experiecia aqui no meu blog!

    http://ligiabaleeiro.blogspot.com.br/2012/12/emirates-open-day.html

    No assessment infelizmente não passei, mas vou tentar de novo! É dificil sem receber nenhum feedback!
    O seu blog é ótimo! Pena que só conheci depois das entrevistas!
    Abraço

    ResponderExcluir
  30. Oi Ligia,

    Já tá publicada sua divisão de experiências também! kkk ... boa sorte pra você na próxima tentativa.

    Você até pode solicitar um feedback pra Emirates, mas tem que ligar pra Dubai ou solicitar pelo site deles - não sei onde nem como, mas sei que dá pra solicitar (pelo menos antes dava!) - e demora uma vida pra eles mandarem pra você.

    Boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  31. Meu nome é Ricardo. Parabéns pelo blog Roberto. Realmente essa sua atitude de querer tirar as dúvidas e ser sempre solicito aqui é muito legal. Estou interessado em fazer entrevistas para empresas aéreas, principalmente para a Emirates. No momento estou sem uma pergunta formulada. Até porque são 5 da manhã kkk... mas quando eu tiver eu volto! obrigado e tudo de bom

    ResponderExcluir
  32. Oi Roberto, como vai?
    Gostei do seu blog. Conseguiu ser contratado, no fim das contas? Espero que sim...

    Hoje fiz pela primeira ves o OD para Cabin crew. Mas fiquei intrigada com uma coisa e gostaria de compartilhar (porque afinal, não me caibo de curiosidade!rsrsrs)

    Enquanto estava na fila para a quick interview, haviam perto de 25 pessoas na minha frente, percebi que após a quick interview algumas pessoas, cerca de 4, foram enviadas de volta para o salão da apresentação. Imaginei que fossem os que fariam o "reaching test". Na minha vez da interview, perguntei para a entrevistadora após ela me dispensar com um "nós entraremos em contato em 2-3 dias com o resultado" quando é que seria feito o "reaching". Ela me disse que seria no dia do AD.

    Minha pergunta é: por que diabos aquelas 4 pessoas foram convidadas a permanecer na sala onde foi feita a apresentação e os demais mandados embora?

    Alguma ideia? Será que você consegue responder? Terei eu sido desclassificada?

    (só a título de informação: o OD começou às 9h com apresentação da empresa, job e benefícios, foi seguida de preenchimento da ficha de informações básicas e, logo após, a quick interview)

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana,

      Ainda não consegui ser contratado não. Estou nas mesmas da espera, mas, com novidadxxx que publicarei no próximo post (muáááá - risada maligna).

      Normalmente, essas pessoas que entraram na "sala dos mistérios misteriosos e secretos da Emirates" estão na verdade entrando num mundo onde elas passam a ficar vulneráveis ao fator Emirates. Ou seja, ao desconhecido! kkk... normalmente elas entram pra ser questionadas sobre alguma coisa específica das informações que colocaram no currículo, e não ficaram muito claras; ou ainda chamam pra fazer o teste escrito ou algum teste de leitura em inglês. Em alguns casos eles até podem fazer o teste de alcance da altura, mas, normalmente ele é feito no AD, diretamente pela selecionadora da Emirates (se fazem no OD é só pra ter certeza!)....

      Geralmente é isso!
      No mais, relaxa na bolacha que ainda tem duas semanas pra sua resposta. Como disse, tem o "fator emirates", que pode significar que você passou de cara, sem mais necessidades de confirmações... ou ...

      Excluir
    2. Oi Roberto! obrigada pela resposta e parabéns pela cartinha reafirmando o interesse que a Emirates tem em você.

      Soube hoje que fui desclassificada. Fiquem sentida... snif! Mas, enfim, como você diz, o "não" eu já tinha, né?

      Duvidei que fosse o inglês (dei aulas de inglês na Seven!). Achei que pudesse ser a idade (tenho 41 anos), mas você disse aí em cima que viu gente de 40 anos ser aprovada... Sou "fit" como eles dizem, caibo num corredor de até menos do que 50cm. Por que será que fui rejeitada???

      Enfim, vou aplicar de novo. Fiquei fascinada pelo trabalho em Dubai, pra Emirates.

      Beijo e vai que a bola tá no teu pé! :)

      Excluir
    3. Então, a idade não é um fator que eles achem absurdo, mas, nesse momento pode ter contado um pouquinho, porque eles estão com muita procura e nem tão grande oferta de vagas de emprego, daí, eles podem ficar seletivos em todos os sentidos - pros meninos, estão pedindo umas línguas X!

      Mas, tente de novo mesmo. As vezes foi só o fatos Emirates que pegou mesmo. kkk

      Excluir
  33. Oi Roberto!

    Devo dizer que amei seu blog, ri MUITO lendo os seus posts.

    Olha, eu, como você, tenho a vontade de trabalhar pra Emirates. PORÉM, meu sonho é ser piloto, não comissário de bordo.

    Eu vivo em portugal, mas sou brasileiro. Como consequência, meu inglês bate na linha da perfeição. Ajuda quando 95% dos seus vizinhos só falam inglês e que 90% deles pertencem ao Reino Unido... Visto eu não ter dinheiro pra pagar um curso desses, que custa cerca de 70 000€ (+- 190 000R), eu pensei que poderia começar por ser comissário de bordo (ocultando a parte do piloto no OD, claro, rs), e depois, já trabalhando lá, tentaria chegar a esse posto através de algum concurso de recrutamento de pessoas pra serem pilotos, algo assim.

    Só tem uma coisa que tá me deixando de pé atrás sobre me candidatar: eu só tenho 20 anos ainda -.- Eles vão tar numa cidade próxima de mim no final de fevereiro! Depois, só Deus sabe quando eles vão voltar aqui...

    Será que eles iriam me recusar logo de cara devido à minha idade? Eu só faço 21 em novembro! Iria ter que esperar esses meeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeses todos... Eu não tenho emprego, a única coisa que vou fazendo, são promoções... A economia aqui tá uma miséria, um CAOS mesmo! Não tem trabalho pra ninguém. Por isso, eu queria saber esse lance da idade, assim evitaria essa "espera" toda até eu ter 21 anos.

    Felicidades! Espero que você seja chamado ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola menino Gabriel,

      Olha, devo dizer que por alguns meses eu também tive vontade de ser piloto; mas, o mar não tá muito pra peixe nessa profissão, então, vou deixar pra uma próxima vida! Comissário, por hora, já tá bom! kkk ... Pelo que sei, a Emirates só tem programa de "formação pra pilotos" pra cidadão dos Emirados árabes, nascidos de pai e mãe emiratenses. E, adivinha onde os futuros pilotos deles são treinados??? (devido aos custos de treinamento serem menores): em Portugal!

      Mas, realmente, é só pra quem nasceu lá. Nem se você casar com uma emiratense e se naturalizar, porque o esquema deles de dupla nacionalidade é muito restritivo. Então, FON! Se esse era seu plano, arrume um plano B! (Sorry!) Não sei se há esse esquema de "seleção de interessados em se tornar piloto" para estrangeiros em outras cias aéreas. Mas, eu sei que na asia há uma grande demanda por pilotos, as vezes alguma cia de lá pode ter...

      Quanto a ser comissário, sim, você terá de esperar pelos 21 para poder "entrar na empresa". Normalmente, se falta tipo 3 ou 4 meses pro seu aniversário eles podem até te chamar, mas, você só embarcará para Dubai quando tiver 21 anos completos. E, bom, não querendo te desanimar, mas, eles só estão pegando meninos que falem alguma língua bem diferenciada (tipo mandarim, cantonês, ou outras línguas minoritárias). Então, provavelmente vai dar tempo de você completar seus 21 anos antes de ser chamado pela EK.

      Agora, essa é dica, tem a Etihad, que também é empresa aérea dos Emirados, só que com base em Abu Dhabi, que está contratando comissários e no site deles eles informam que estão interessados em falantes de língua portuguesa. O porém é que tem que ir até lá fazer o processo seletivo, mas, as condições de trabalho pra comissário são praticamente as mesmas da Emirates - e as restrições quanto a formação de pilotos, também. Não sei se, morando na europa, é mais fácil/ barato ir até lá fazer um processo seletivo, mas, se for, acho que vale a pena tentar (quando estiver próximo de fazer 21 anos).

      Boa sorte rapaz!
      Espero um dia voar como parte da sua equipe (Sr Comandante!)

      Excluir
    2. Oi Roberto e Gabriel (de Portugal)

      Me permitam um pitaco na conversa?

      Esta semana (acho que começa hoje) aqui em SP a Etihad está com um OD para pilotos. Então, acho que a regra de só contratar nativos dos UAE não se aplica à Etihad (ou não se aplica mais).

      Eu sei disso porque eu estou aguardando um OD para Comissários da Etihad e achei que esse OD nesta semana fosse para flight attendant, mas não...

      É esse o pitaco. Boa sorte!

      Excluir
    3. Luciana,
      A Etihad realmente contrata pilotos e comissários de todo o mundo. Mas, estavamos falando aqui sobre a empresa "pagar o curso e a formação" para aqueles que, não sendo ainda pilotos, desejem tornar-se pilotos e voar pela empresa... é isso que estas não tem para estrangeiros. Eles apenas pagam a formação e o treinamento para cidadãos dos países de bandeira da empresa.

      Captou Bella!?

      Excluir
  34. Fala Roberto

    Telnho acompanhado o seu blog e a tua força e dedicação para trabalhar como comissário de bordo, gostaria de te perguntar se tu ta sabendo porque eles estão pedindo outras linguas extras para home ? e se no próximo processo eles pedirão também ou este foi u´m caso específico, onde posso obter essas informações ? Te agradeço desde já ...

    Abraços

    Régis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola menino Regis,

      Eles estão pedindo esse conhecimento em outra língua, além do inglês que é requisito básico, porque é a demanda que eles tem no momento. Lembra que eles voam pra muitas localidades, e eles também tem uma oferta muito grande de mão-de-obra pelo mundo pois muita gente quer trabalhar com eles? Pois bem, daí, as vezes eles pegam muitos brasileiros porque estão com demanda de falantes da nossa língua pra atender as rotas de São paulo, Rio e Lisboa. Em outras épocas, a demanda é no mercado chinês, ou Indiano... que pra eles são mais amplos e mais significativos.

      Na minha humble opinion, eles também fazem isso pra justificar o "NÃO" que estão dando pros meninos. Já que eles não querem dizer NÃO ESTAMOS CONTRATANDO HOMENS, eles dizem: "estamos contratando, mas, apenas esses com tais e tais diferenciais". É um item restritivo apenas. Até o presente momento (janeiro de 2013), mas, segundo informado pela representante da Flyright, tende a não mais existir no futuro - logo logo tudo volta ao normal (tomara!).

      Mas, isso sempre pode mudar de acordo com as demandas da empresa. Eu só tenho acesso ás informações disponibilizadas na internet, então, pra sempre estar bem informado e se informar da fonte CERTA, eu recomendo que verifiquem no site da FLYRIGHT (http://www.flyrightintl.com/eventos.html) as solicitações de cada processo. Nesse tite consta os pré-requisitos atuais. Eles são os representantes da Emirates na pré-seleção de candidatos para o Assessment Day e somente eles dão informações oficiais - além de estarem sempre atualizados.

      Abração e boa sorte companheiro!

      Excluir
  35. Poxa, eu escrevi uma resposta ao seu comentário a dias atrás... Só que ainda não apareceu -.- vou ter que escrever tudo de novo (ou pelo menos, aquilo que eu lembrar, rs).

    Eu realmente não queria trabalhar ou viver na Ásia, PORÉM, se for necessário pra eu atingir os meus sonhos de vida, que seja.

    Sobre a minha idade. Eu também fiz essa pergunta num grupo do fb sobre a Emirates. Eles disseram que eu até podia concorrer e passar, mas, eu iria ficar tipo numa lista de espera até eu ter perto de 21 anos. Aí, quando faltasse 1 mês ou coisa parecida, eu seria chamado, porque quando eu acabasse o curso, eu já teria 21 anos. Eles disseram que conheciam outros casos assim... então, vou tentar :D E tem um amigo meu, que também vai na entrevista, que me disse que eles "gostam" dos comissários portugueses... Enfim, como os portugueses dizem, "quem não arrisca, não petisca".

    Sobre a Etihad, eu já tinha descartado ela por 3 razões. 1º - o próprio facto de eu ter que ir lá pra fazer a entrevista. Correndo o risco de não passar e gastando centenas de € em vão. Não é um risco que eu possa correr... 2º - eles não voam pra portugal. Eu teria que ficar fazendo ligação e sinceramente, gosto de voos directos. 3º - eles só voam pra São Paulo! Eu tenho família no RJ, não em são paulo, rs.

    Outra companhia que eu AMARIA trabalhar nela, é a Qatar Airways. Eu amo essa companhia, minha madrinha chegou a trabalhar nela durante alguns anos e ela sempre falava maravilhas da mesma. Porém, eles parecem uma sociedade secreta! Não tem NADA sobre eles no youtube ou google. Enquanto que da Emirates, você encontra tudo! Desde os alojamentos dos comissários até ao alojamentos dos pilotos e até todas as fases de treino dos comissários... Sobre a QR, você não encontra nada sobre isso. E eles infelizmente não voam pra portugal... Além do mais, eles só fazem entrevistas a uns 350km de mim. É muito mais difícil pra mim ir lá. Já a Emirates não. O tal OD que eles vão fazer no final de fevereiro, é a uns 30km de mim. Muito mais prático.

    Visto eu finalmente ter decidido que eu vou mesmo nesse dito OD e seja o que Deus quiser, eu tenho algumas perguntas:

    1 - eles têm alguma preferência por terno? - Eu tava pensando em ir de preto e branco, mas esse tal meu amigo me disse que eles gostam mais de azul marinho ou azul escuro... Eu tive a ideia de ir ver o uniforme deles e tentar "imitá-lo" no dia da entrevista o.O

    2 - Eu tenho ao todo 4 cicatrizes no corpo. Uma na perna, levei 3 pontos. 2 no braço direito, uma é cicatriz de vacina e a outra é dum ferro que meteram no meu braço, quando eu parti ele. E a outra fica no meu braço esquerdo, também de vacina. Porém, ninguém repara nelas. Só se eu apontar ou se a pessoa ficar um bom tempo olhando, é que a pessoa vê. Visto eu ser algo "peludinho" nos braços e pernas, o "pêlo" tapa. Então, será que eu deveria referir isso naquele papel das cicatrizes e tatuagens? Ah, elas não minúsculas. Todas elas são em círculo e com bem menos de 1cm de diâmetro.

    3 - Fotos? Hã? Pra quê que eles querem fotos "casuais" nossas? - eu tenho mais foto da minha cachorra do que minha, hahahahahahaha. E normalmente, todas as que eu tenho, eu to acompanhado. Outra coisa, que tipo de fotos é que nós temos que levar pro OD? Pro processo todo, pronto, eu já to imaginando que eu passo, rs. Que tipo e quais fotos eu devo levar?

    4 - Quais são os documentos que eu tenho que levar durante o processo todo? Eu ainda não renovei meu passaporte. Devo renovar meu passaporte Europeu?

    Olha, desculpa tanta pergunta, rs. É que eu sou bem meticuloso, eu não gosto de ser pego de surpresa, gosto de planear e visualizar tudo antes :P. Ah, eu mandei um convite de amizado no seu fb ;). Assim, se eu tiver um ataque de pânico no último minuto, eu posso sempre mandar uma msg pra você xD.

    Cumps.

    p.s: já foi chamado ou não?? Eu to ficando mais ansioso que você, rsrssrsr.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menino Gabriel,
      Sua mensagem tá quase do tamanho no meu post aqui no bo-lóg... kkk coragem!

      Quanto a eles gostarem de comissários portugueses... acho que procede! Tem muitos gajos entrando na EK. Mas, acho que eles gostam de todos que sorriam, acenem e sirvam carne ou frango kkk anyway... se joga no processo seletivo então meu filho. Quanto antes você for, melhor, porque, como havia te dito, provavelmente você ficará um tempo "ON HOLD" (todos os homens pelo mundo estão ficando -exceto os que falam árabe ou aquelas línguas diferenciadas); então, acho que por isso sua idade não será um problema.

      A Etihad pra você seria ruim mesmo, então. A vantagem pra mim é que eles estão contratando e tem interesse em falantes de língua portuguesa. Já a Qatar... eu não tentaria, porque ouço relatos de um certo "militarismo de acampamento" no tratamento deles com os funcionários, tipo, impondo limites de horário que você tem de estar no seu apartamento (as 22h, se não me engano), restrições de visitantes na sua casa e coisas do tipo, e quem me falou essas informações e uns tantos outros absurdinhos foi uma ex-comissária Qatar que agora voa na Emirates, que vez o processo seletivo junto comigo. Eles até pararam de fazer processo seletivo no Brasil ( o que faziam no passado) por conta da difícil adaptação às normal sociais e as regras da empresa e, bem, tudo bem que você vai lá pra trabalhar... mas, a vida não é e não deve ser somente trabalho, né!? Fora isso, pelo que vejo eles são um tanto quanto mais radicais em algumas tradições muçulmanas, o que pode transformar a vida no lugar um pouco mais difícil pra um estrangeiro ocidental. Nada que eu possa falar com propriedade, porque nunca trabalhei na Qatar nem visitei o país.

      Inclusive, um amiguinho brasileiro que fez processo seletivo da Emirates comigo e passou - está on hold também - foi fazer o processo seletivo deles no Uruguay e não passou nem na primeira fase. Aparentemente, por ser brasileiro. Então, eu meio que não considero essa possibilidade. Acho que preferiria trabalhar na gol (meu maior asco) do que trabalhar pra eles...

      (vou responder em dois blocos porque dessa vez você pegou pesado! kkkk)

      Excluir
    2. Agora, respondendo suas perguntas:

      1 - Nunca ouvi ninguém dizer sobre preferência de cor de terno (aqui no Brasil). Em geral, todos aqui vão com terno preto... ou risca-de-giz. Minha sugestão particular é que use um terno que não seja muito "quadradão", e sim um terno bem cortado e bem delineado... que acaba mostrando que você é mais "fit". Os comissários da EK tem que ter boa aparência para representar a empresa, né...

      2 - Abstraia. Não fale nada sobre essas cicatrizes. O que eu acredito que pra eles importe são cicatrizes que acabem sendo esteticamente marcantes, tipo, uma cicatriz no rosto, uma grande cicatriz na mão ou algum outro lugar visível... esse tipo de coisa! Se fosse assim, eu teria que fazer um report gigante das minhas cicatrizes pequenas... afinal, fui uma criança endemoniada! kkk

      3 - Eles pedem as fotos porque em fotos de estúdio você está num ambiente controlado, pode estar com maquiagem e usando outros elementos que podem esconder alguma coisa que eles precisam ver ou "melhorando muito" uma aparência não interessante pra posição de comissário. As fotos casuais são fotos suas do cotidiano, se bem que aqui no Brasil a gente leva no processo seletivo fotos "casuais" tiradas na rua do estúdio fotográfico que faz nossas fotos de terno, no fundo branco, então, acabam não sendo tão casuais assim. No post de RECONFIRMAÇÃO DE INTERESSE eu mostro as fotos casuais externas que costumamos tirar no processo seletivo por aqui. No OD (aqui no Brasil) você tem que levar de 2 a 4 fotos casuais pra eles escolherem uma e mais algumas fotos de terno no formato de passaporte 5x7 (geralmente pegam 2). Depois no AD você leva mais uma foto do tamanho de passaporte, leva a foto de corpo inteiro usando terno no fundo branco e varias fotos casuais pra eles escolherem também (pegam umas 3 ou 4). E na FI você leva mais fotos casuais pra eles pegarem mais algumas e 5 fotos num formato que é 3,5 X 4,5 (estranho, né!)

      Ao todo acho que foram umas 4 fotos 5x7, 1 foto de roupa social no fundo branco, 5 fotos 3,5 X 4,5 e eles pegaram, de mim, umas 12 fotos casuais - eu tinha levado uma pilha com mais de 60.


      4 - Não sei como é aí, mas aqui, no OD levamos o currículo e fotos, no AD levamos as fotos, outro currículo e o formulário de cadastro da Emirates (o do site) preenchido, e na FI levamos histórico escolar do ensino médio, histórico de faculdade (pra quem tem), certificados dos cursos que possuí (inglês, comissário de voo, etc.), cópia do passaporte e principais vistos, formulário de tatuagens e mais uns 4 formulários que eles nos dão no AD. Que eu me lembre, é isso!

      Vou te adicionar lá no facebook, tá!
      E, bem, não... ainda não fui chamado. Estou reconfirmando interesse e alguma resposta deve vir nos próximos dias... eu espero!

      Excluir
  36. Cara, não acredito! A gente nasceu no mesmo dia! hahahahahahahahaha só que eu nasci em 1992, 20 de Novembro. nuss xD

    E sim, a QR tem algumas regras de "militarismo" mesmo. Ao que parece, tem MUITOS portugueses trabalhando pra QR, então eles até fizeram um grupo no fb pra eles. Claro, eu me juntei. Fiz umas perguntas e uma pessoa solta que, por exemplo:

    -Você vai ter um pick up às 6h da manhã de segunda feira. Você, às 6h da tarde de domingo já tem que estar em casa! Ou seja, você tem que estar em casa, 12h antes do pick up. Supostamente, é pra você "descansar", rs.

    Em relação à fotos, vou deixar pra tirar mais no fim do Fevereiro. Eu ainda quero ir no dermatologista pra cuidar da pele e pedir alguns conselhos e ainda vou fazer uma natação e "musculação" pra ficar melhor, rs :P.

    Ah! As fotos, elas têm que ser tipo como aquelas fotos que antigamente eram reveladas? Naquele "papel" especial?

    Desculpa tá sendo um chato, rs.

    ResponderExcluir
  37. Cara, eu vou me estressar com seu blog, rs. Já é a segunda vez que não aparece minha resposta -.- Vou ter que re-escrever tudo de novo :P

    Sobre a Qatar, sim verdade. Eles têm mesmo umas regras meio malucas. Eu me juntei a um grupo sobre a Qatar no fb a uns meses atrás. Eu publiquei uma introdução minha lá e depois de algum lero, uma das comissárias diz que você TEM que estar em casa 12h antes dum pick up. ex: se você for ter um pick up às 6h da manhã de segunda, às 6h da tarde de domingo você TEM que estar em casa. Teve uma outra que disse, e cito: "As regras primeiro estranham-se, depois entranham-se!". Mas enfim, não me sinto muito bem trabalhando pra uma companhia tão "fechada" e "secreta"...




    Ao todo acho que foram umas 4 fotos 5x7, 1 foto de roupa social no fundo branco, 5 fotos 3,5 X 4,5 e eles pegaram, de mim, umas 12 fotos casuais - eu tinha levado uma pilha com mais de 60.

    Depois de ler a sua resposta, fiquei com mais perguntas, rs. Eu pergunto por aqui, porque as minhas perguntas um dia também pode ajudar outras pessoas ;).

    1 - Sobre o currículo, nós temos que levar ele tipo no formato CV europeu em inglês? Quer dizer, eu sei que tem que ser em inglês, mas tem que ser em algum formato do género?

    2 - As fotos, nós temos que imprimi-las naquele papel especial de fotografia?

    3 - O histórico escolar é tipo o nosso diploma dizendo que acabámos os nossos estudos? Caso seja, nós levamos os autênticos ou tiramos cópia? E tem que ser em português, certo? Ou temos que levar em inglês?

    Espero que dessa vez o seu blog não engula meu comentário, rs.

    p.s: nós nascemos no mesmo dia!!! Eu fui ver que dia você nasceu, porque tá sempre me chamando de "menino Gabriel", pra meu espanto, vejo lá dia 20/11 ha! Apenas 4 anos nos separam, rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh ... inferno de escorpiano! kkk Você é a terceira pessoa que conheço que faz niver no mesmo dia que eu. Filhos do carnaval...

      Então...

      1 - Não sei se existe um modelo de currículo propriamente dito. Na página da FlyRight no facebook existe um "modelo" na aba de documentos. É um bom modelo, acredito eu. O meu, por exemplo, tinha uma foto no canto superior esquerdo, no cabeçalho de dados pessoais eu coloquei meu número de referência da Emirates, e resumi bem os dados pra caber tudo em apenas uma folha. Me lembro que tinha gente com curriculos de 3 ou 4 páginas. Não pega nada também, mas, eu prefiro resumir tudo pra tornar a leitura mais prática e se houver alguma dúvida, o entrevistador me pergunta (é bom que já puxa assunto).

      2 - Sim, elas tem de ser imprimidas em papel especial. Eu gosto do papel mate (aquele sem brilho - porque não fica com marcas dos dedos ao ser manuseadas) e com borda. Sei lá, acho legal!

      3 - Histórico escolar normal. Aquela folha com as notas que você tirou durante seus estudos e o nome da escola. Varia de país pra país e de escola pra escola. O mesmo vale pro certificado da universidade. Mas, só lembrando, isso você só leva na FI. Eles me pediram pra levar uma cópia simples, em português mesmo - pois eles dizem haver funcionários no RH deles que entendem nossa língua - e o original, só pra eles olharem e contestarem ambos.

      Só depois de contratado você terá de fazer algumas traduções juramentadas de alguns documentos para o inglês, mas, só depois!

      Excluir
  38. Olá Roberto, adorei o seu blog me esclareceu muito e me deu alguma coragem ...

    Tenho dupla nacionalidade, brasileira e portuguesa, e no momento moro em Portugal e como já alguns disseram por aqui eles andam por cá no processo seletivo ... sábado será o open day no PORTO e queria muito concorrer mas como todos tenho algumas dúvidas e inseguranças, principalmente ao nível do inglês, toda a gente diz que meu inglês é bom, no entanto tenho alguma dificuldade na conversação por não praticar, ou seja sou bastante insegura ao falar, mas já estive inúmeras vezes na Inglaterra e me safei bem e consigo manter uma conversa escrita, pela net por exemplo, com vários amigos estrangeiros, achas que isso seria o suficiente para conseguir ultrapassar esse requesito básico? Ou deveria primeiro melhorar minha conversação e só depois tentar? Qual seria o teu conselho?

    Tb já falaram das tattoos eu tenho uma no pé que estou a remover por vontade própria já há alguns meses, mas ainda é bastante visível, mas poderia tapar com aquele creme milagroso que os artistas usam, achas que conseguia passar assim?

    E por último a maldita da idade, já tenho 34 anos, mas aparento ser uns 10 anos mais jovem (verdade, verdadeira), seria esse tb um fator eliminatório? Pelos visto não né, mas bate aquela insegurança ...

    Bem muito orbigada desde já por toda a atenção ;)

    ResponderExcluir
  39. Ola Ana,

    Quanto ao inglês... nesse caso, a parte escrita é importante (porque você precisará fazer reports em inglês every now and then - turn around! LOL; mas, a comunicação verbal é mais importante. Assim, você não precisa saber falar termos específicos da aviação ou de física dos metais. Mas, precisa se comunicar bem. Vale lembrar que as vezes um sorriso já comunica tudo o que eles querem. Minha sugestão é que você vá e tente (se isso não tiver um custo alto - que esteja difícil de bancar nesse momento). No máximo, eles podem não te aprovar "agora" e recomendar que você tente novamente o OD em 3 meses. Daí, você terá esse tempo pra se preparar e já terá uma experiência prévia. Se joga mulher!

    Quanto à tatuagem... olha, ou você faz a "pêssega desentendida" e cobre o negocio e não comenta nada agora, ou você joga a real e explica que vai tirar. Em geral, você só embarcará depois que tiver tirado a tatoo; mas, isso não te impede de fazer o processo e ser aprovada - pelo menos não impediria aqui no Brasil. Como disse, o critério é tê-la removido completamente até o que seria sua data de embarque.

    Sobre a idade, desencana! Você é um bebê! Tem gente de 25 que aparenta 40; e o contrário também. Sorria, seja gentil e encante a eles, que tudo dará certo!

    Muuuuuuita sorte pra você e muito sucesso no seu OD!

    ResponderExcluir
  40. Oi Roberto! Obrigada pela atenção em responder a minha mensagem de maneira tão divertida e simpática!

    Então eu fui!!! Foi hoje, acabei de chegar em casa agora, já tinha lido tanto sobre tudo que já cheguei lá me achando a entendida, dando várias informações pro pessoal haha, q convenhamos não sabiam de nadaaaaa, nem que tinha q ir com traje formal, ou que tinha q levar fotos, enfim ... mas sabe como é brasileiro né, já chega causando LOL e fiz logo amizade, mas com umas minas muito loucas, uma toda mal humorada, vestida como se fosse dar uma volta à cavalo, num domingo a tarde, com uns boots enormes, mas sem salto e cá pra mim não tinha altura suficiente para passar não, no fim ela desapareceu, acho q ficou desiludida, a outra meio desligadona, nao entendi se ela era desligada ou não percebia inglês pois ela nao pescou patavinas do que a recrutadora disse ... bem a entrevista foi super ultra mega rápida, me fizeram 3 perguntinhas só, enquanto me olhavam de cima a baixo e folheavam meu curriculo, as perguntas foram: "O que eu faço?" R: Professora "O que você ensina?" R: Biologia "Qual a idade dos teus alunos?" R: entre os 10 e os 18 anos e por fim "Se tinha alguma tattoo ou cicatriz visivel" respondi que não pois não quero achar q foi por causa disso q me eliminaram ... bem foi basicamente isso e foi com todos, pois eu era uma das últimas e ninguém fez qq tipo de teste ou leu algum texto e aliás nem apresentação da empresa fizeram, simplesmente entregaram um folheto com algumas curiosidades, como sálario, horas de vôo e etc, achei estranho mas pronto, senti que foi um vamos lá despachar essa gente logo que temos mais que fazer! Estive lá no máximo umas 2 hrs e a coisa andava depressa, cada pessoa nao fica nem 3 min com a entrevistadora ... bem agora ficaram de ligar no final da tarde caso seja selecionada, para o AD que pelo que disseram é já amanhã!! Q loucura, nao me sinto nada preparada mas vamos lá ver no que dá!!

    Mais uma vez obrigada, vou ficar sempre atenta ao teu blog para mais novidades! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhhh, que legal que você foi! Eu sei que o processo é meio diferente fora do Brasil mesmo, ou em países onde tem outras empresas de assessoria para a seleção.


      Boa sorte procê! Agora é só esperar...

      Excluir
  41. Olá Roberto! Li todo o seu post e achei super interessante!

    Tenho uma dúvida (mais uma) sobre tatuagem:

    Meias de compressão (tipo kendall) encobrem tatuagens por exemplo, no pé.

    Vi uma foto na página da Flight Right no FB de 2 comissárias de uniforme. Uma vestindo uma meia fina bem fina e outra com uma meia bem grossa que cobriria facilmente uma possível tatuagem.

    Se a meia faz parte do uniforme e essa meia grossa cobre as tatuagens nas pernas, porque não pode para as meninas tatuagens nas pernas (conforme o "desenho" que você nos mostrou aqui?).

    Pergunto isso porque tenho uma no pé, fui comissária pela primeira vez há 12 anos e sempre consegui cobrir ela com micropore e principalmente com a meia de compressão que eu usaria de qualquer forma (como muitas comissárias usam) para evitar inchaço, desconforto e futuras varises nas pernas.

    Você tem mais informações a esse respeito?

    Abraço grande

    Aline Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline,

      Então, não sei como é isso ao certo. A informação que nos passam é que NÃO PODE TER - e lembra, em Dubai você será checada por um médico deles que preencherá formulários e pode te "dedar" facilmente. Acho que isso é uma regra porque, apesar de ter gente que consegue esconder, tem gente poia que no passado deve ter esquecido de cobrir e foi pro voo ... daí, eles já devem limitar a coisa! Pra não correr riscos...

      Acho que, no seu caso, vale a pena você perguntar para a Rejane Fontes, da Fligh Right (pelo facebook)... que ela saberá te informar como proceder.

      Boa sorte!

      Excluir
    2. Ta certo Roberto! vc é muito atencioso! obrigada!

      Vou acompanhando aqui sua "saga". Toda a sorte pra vc!

      bjs

      Excluir
  42. Minha tatuagem é na coxa, mas não chega no joelho. Tenho chances? :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eduardo,

      Sabe aquele formulário de tatuagens daqui de cima? Se sua tatoo não aparecer nas regiões brancas, tem chances sim! Senão... eles vão oerguntar se você quer retirar. Se aparecer, nem que seja uma pontinha, com uma saia acima "do joelho", daí num tem como!

      Excluir
    2. Então, quando eu coloco uma saia que aparecem uns 3 dedos acima do joelho, ela não aparece. O que acha? No entanto, nas partes brancas do formulário ela apareceria sim...

      Excluir
  43. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  44. olá!!! adorei o seu post, tudo muito bem detalhado!!! só tenho uma dúvida e desculpe caso vc ja tenha comentado em algum post ou comentário...vc ve sua família e amigos no Brasil com quanta frequência??quantas vezes por ano é possível voltar pra sua terra nem que seja por um final de semana(nao sei se é possível na vida de uma comissário da emirates) obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Selene,

      Ainda não embarquei pra Dubai, mas, sendo comissário de voo na emirates e bem fácil vir pro Brasil. Tenho amigos que já estão em Dubai que voltam de dois em dois meses...

      Você tem 30 DIAS de férias por ano, que pode dividir em vários períodos, se preferir - Exemplo: pode fazer 4 "férias" de uma semana cada. E pode usar essas chances pra voltar pra casa. Fora isso, você terá voos em que estará trabalhando e virá pra cá também. Além disso, você pode voar nas férias para o Brasil usando a concessão de passagem que dá um desconto de 90% no valor da tarifa - você pagaria, suponhamos, R$600,00 ida-e-volta pra Dubai!

      Excluir
  45. Olá Roberto!Adorei o seu blog. Com ele e com as dicas que dá, está a ajudar muita gente, que quer tentar ser hospedeira ou comissário.
    Eu sou portuguesa e fui ao OD no passado dia 27 de fevereiro. Ficaram de ligar até às 19h, se eu fosse selecionada para a fase seguinte. Não ligaram...Pena não ter lido o seu blog antes...
    Eu coloquei no boneco que tinha uma tatuagem na parte branca (no braço). Na realidade a tatuagem não se vê, se eu estiver com os braços ao longo do corpo, porque é na parte interna do braço, mas isso eu não disse. Acha que poderá ter sido uma razão para não ser selecionada? Em abril vai haver novo OD no Porto, mas não sei se posso tentar novamente, porque acho que não sendo selecionada só posso tentar daqui a 6 meses. É assim?
    Obrigada. Desejo toda a sorte do Mundo para si, porque você merece!


    Filipa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Filipa... tatuagem é um problema. Não importa se dá pra ver ou não com os braços junto ao corpo: se tiver tatuagem aparente, eles não classificam!

      Nesse caso, você teria de ter avisado que tinha interesse de removê-la ou que estava fazendo tratamento pra remover. Caso contrário, não adianta: havendo tatuagem, eles não chamam.

      Aqui no brasil a regra é: se não passar no OD tem que esperar 30 dias. Se não passar no AD, espera 6 meses. E se não passar na FI, espera 1 ano.

      Obrigadão pela mensagem.
      Muito boa sorte pra você...

      Excluir
  46. Muito obrigada pela sua resposta Roberto.Vou tentar concorrer novamente, mas em que altura é que digo que estou disposta a remover a tatuagem? Quando me derem o bonequinho para por a cruz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, bem, não é simplesmente dizer que está disposta... por exemplo, se você quer isso mesmo, já vai e tira! Normalmente eles dão "uma chance" quando você está já no meio do tratamento de remoção... Porque, eles NÃO TE EMBARCAM com tatuagem aparente...

      Excluir
  47. Olá Roberto!

    Antes de tudo, gostaria de parabenizá-lo pelo blog, por todo conteúdo postado e principalmente por tua paciência e força de vontade em ajudar os demais. Confesso que estava bem confuso (ainda estou hehehe), mas grandes dúvidas que eu tinha tirei neste blog.
    Pois bem, sou de São Paulo/SP e justamente agora dia 16 De Março haverá mais um Open Day, farei 20 anos e 9 meses um dia depois, mas ainda não me sinto totalmente confiante em participar desta vez por vários motivos, mas o principal é o idioma ainda mais que fiquei sabendo e confirmei aqui no teu blog que é preferível menos que tenham um segundo idioma, básico ao menos, correto? Como estarei de férias em Julho pretendo até lá focar no meu inglês, me dedicar ao máximo, quem sabe até mesmo ter aulas particulares de outro idioma e nas minhas férias mesmo, pretendo fazer um curso intensivo de duas semanas em NY, só depois disto me sentirei pronto para prestar um OP e dar o melhor de mim, enquanto isso tentarei conciliar o bendito curso de comissário que ainda não fiz, como já estou dentro da JJ, talvez haja a possibilidade de migração interna, mas meu foco é Emirates \o/

    Olha e parabéns por tua paciência, sou bem paciente, mas às vezes bem ansioso, mas no momento certo tudo se ajeita e chega!

    Boa Sorte à nós hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudio,

      Obrigado pelo comentário!

      Quanto ao inglês, é... ele tem que estar bom. Não precisa ser perfeito, mas, bom (falar sem gaguejar ou ficar procurando palavras) precisa ser. Se não está se sentindo seguro ainda, força nos estudos que você chega lá!

      Quanto a segunda língua, ela tem que ser upper intermediate, e tem que ser uma das línguas estranhas que eles pedem: Arabic, German, Russian, Chinese, Vietnamese, Dutch (all Germanic and Asian languages). Então, sem uma dessas línguas, no momento (março de 2013), a resposta pros meninos é negativa.

      Eu também já trabalhei na vermelhinha, mas, na época não tinha expectativas de migração interna. A empresa faz poucas migrações porque significa fazer dois novos treinamentos - o seu na nova função e um novo funcionário pra função que você exercia - e tem mais gastos com uniforme, e coisa e tal.

      Sempre ouvi dizer que era mais fácil ser comissário entrando direto nessa função do que fazendo migrações. Espero estar errado!

      De qualquer forma, muito boa sorte minino!

      Excluir
  48. Olá Roberto, tudo bom?

    Estou com algumas dúvidas, se puder me ajudar...Seguem abaixo:

    - A concessão de passagens (benefício) é somente para você mesmo e familiares ou também para amigos?
    - Das fotos que temos que levar no OD, a 5X7 social tem que estar afixada (colada) no CV, ou posso levar com um clips apenas?
    - Você poderia disponibilizar algum link ou file que podemos nos basear para escrever o CV?

    Muito obrigada desde já!
    Espero que esteja voando :)

    Abraço
    Mari.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Mari... ana, Marilia, Maricleide, Mariovalda, Mario, Marion, Marionésio... sei lá...

      - Sim, somente pra você e familiares diretos (pai, mãe e irmãos)

      - Lá, no dia, eles vão GRAMPEAR tudo junto. Eles tem que transportar as fotos, por isso não adianta colar nem colocar clipe, pois solta.

      - Na internet tem vários. Não tem um padrão específico. Tem gente que leva CV de uma página, como eu levei, e passa no processo e tem gente que leva de 3 ou 4 páginas e passa também. Só tem que ser todo em inglês. Se levar somente o formulário do site da Emirates preenchido (aquele form de cadastro) também serve.

      Boa sorte!

      Excluir
  49. hahah é de Mariana mesmo...
    ok, obrigada pelos esclarecimentos! :)

    ResponderExcluir
  50. Gostaria de saber se você conseguiu passar desta vez ???? E se teve modificações no processo seletivo.. Bjaaao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consegui sim Nayara. Embarco em agosto agora (de 2013) após ter ficado praticamente um ano ON HOLD. Mas, tô muito empolgado.
      Modificações gritantes, não teve não. Leia o posto sobre o Open day 2013 que provavelmente você já se iterará de como a coisa tá rolando agora...
      Boa sorte!

      Excluir
  51. Oiii, vim te encher o saco de novo! rs
    Diz uma coisa. A foto social de corpo inteiro (em estúdio, de terno), no caso das mulheres, é nesse mesmo padrão de pose dos homens? Pernas juntas, braços ao lado do corpo, foto bem de frente. Ou seria um pouco diferente, como ligeiramente de lado, mãos unidas etc.?
    E na FI, essa foto tem q ser levada em 10X15 mesmo?
    Thanks!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Agatha, mesmo padrão com as pernas fechadas, juntas, ou com uma ligeiramente mais para frente que a outra. O corpo tem que ser de frente mesmo (mostrando as duas orelhas). A mão tem que ficar ao lado do corpo mesmo e o tamanho pra entregar é 10x15.

      Essa foto é pra, basicamente, eles saberem se seu corpo é "normal", se você não tem nenhuma deformidade, se você é proporcional e suas dimensões harmoniosas - além de ver se você fica bem de terno.

      You're welcome!

      Excluir
  52. eai roberto esta em ON HOLD ainda ???? que demora!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada Dear,
      Já recebi minha golden Call e embarco daqui a 20 dias!

      Excluir
  53. nnosssaa que demora a emirates, esta fazendo processo aqui na alemanha, mas infelizmente nao posso participar ainda.. mas futuramente .....
    e essa emirates esta demorando mtoo, vc ja fez entrevista em outras empresa ou vc so quer emirates?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só queria a Emirates mesmo Jadson, mas, felizmente, consegui!
      No canto superior direito do blog tem uma contagem regressiva pro meu embarque!

      Excluir
  54. Boa tarde Roberto gostaria de colocar uma questão, eu tenho uns kilinhos a mais mas gostava de me candidatar para o OP que se vai realizar na minha cidade, acha que isso seria logo razão para não ser seleccionada?
    E desde já adorei o post é muito esclarecedor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônima...
      Bem, ter uns quilinhos a mais não é um problema... se isso não comprometer sua aparência e agilidade. Sejamos francos, eles vão escolher as pessoas pela aparência sim! E, assim como tem gordinhos e gordinhas lindos - mais até do que gente magrela - tem também aquelas pessoas que engordaram excessivamente em certas regiões do corpo apenas e isso pode ser esteticamente desinteressante para eles.

      Também depende de quantos quilinhos a mais você tem. Num dos formulários que você preenche eles pedem pra informar seu peso, altura e calcular seu IMC. Ou seja, tente!

      Pensa que pelo menos "uns quilinhos" a mais a gente consegue perder pra se enquadrar - isso se for o que você realmente almeja - enquanto há outros problemas que são irreversíveis.

      Boa sorte!

      Excluir
  55. Olá Roberto ...
    Eu sou portuguesa e também tenho o sonho de ser hospedeira ,ainda estou a estudar Inglês e a fazer aulas de natação. Acima no blog mencionou que era necessário saber uma destas línguas :Arabic, German, Russian, Chinese, Vietnamese, Dutch é mesmo assim ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Susana,

      Essa exigência de outra língua era só para os homens. Mas, creio que isso já mudou. Para as mulheres eles só exigem o inglês mesmo!

      Boa sorte!!!

      Excluir
  56. Roberto, me ajude pelo amor de Deus!!!
    Meu sonho, assim como o de todos aqui, pelo visto é trabalhar na Emirates, estou me preparando muito para o próximo Open Day. Tenho todos os requisitos, sou bonita (modéstia a parte), falo inglês e espanhol fluente, mas tenho 1,52cm e alcanco 2m...Será que eu nem devo ir no OD?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eles exigem MESMO que você alcance os 2m12 porque tem caixas dentro da galley que ficam a esta altura. Nem com alongamento chega nos 2m12?

      Excluir
  57. Boa Noite Roberto,

    Parabéns pelo Blog, muito bonito a importância que você dá em compartilhar sua experiência e seus conhecimentos.
    Só me restam algumas dúvidas referente ao salário e benefícios. Ví que escreveu o salário era de 4.500,00...Mas não seria em dólares o salário? Confesso que fiquei frustrada pois no curso de comissária que fiz ouvi que era 6 mil dólares.

    Obrigada desde já por todas informações já postadas, me ajudou muito.


    Boa Sorte em sua carreira***SUCESSOOO***

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Fátima,

      Nossa, acho que tavam bem loucos quando te falaram que comissário ganha 6 mil dólares!!! kkk Tem PILOTO que não ganha isso!

      É sim em reais... se você voar primeira classe lá chega a uns 5.500 ou 6.000 reais se voar loucamente como se não houvesse amanhã! Ou como purser/ chefe de voo você tira até uns 7 ou 7.500 reais. Os salários da Emirates são compatíveis com os das cias aéreas do Brasil - não paga mais não!!! Mas, no Brasil não tem vaga, né! Esse é o ponto!

      Excluir
  58. Ola eu tenho uma cicatriz de catapora no rosto isso impede de eu entrar la?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não necessariamente. Você pode usar maquiagem... se a cicatriz não for muito grande nem muito aparente!

      Excluir
  59. ola
    a entrevista é feita toda em inglês?
    o meu inglês é mesmo o básico, achas que vão dar importância?

    ResponderExcluir
  60. DORVALINO SALVADOR16 de agosto de 2013 22:27

    Ola, estou na luta , falo ingles frances alemão,e japones, e amei a maneira que vc postou sua esperiencia na seleção. BOM SEJA FELIZ SEMPRE!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Salvador,

      Espero que de tudo certo pra você também!
      Espero te ver por aqui em breve, dear!

      E... eu também espero ser feliz sempre. Espero que você também seja = )

      Excluir
  61. acompanho seu blog diariamwnte, mas como esta xegando o dia do OD, estou super nervosa e só agora resolvi postar aki...
    estou me sentindo insegura, e tenho vontade de xorar (vontad nada, xoro msm...) toda hora com medo do "nao". mesmo q seja a maior chance. e pra piorar, stou de tpm, nao sei cmo vou me virar no dia pra nao cair em prantos...
    de qqr forma, meu maior medo eh no AD, e pq nao sai mto barato me deslocar do interior do pais ate SP.
    de qqr forma, obgd por "ouvir" meu desabafo. minha familia esta mais otimista q eu, falando doq arrumar pra viagem e td mais (sendo q nem fiz a OD ainda!) e qdo vc falou q tinha sido aprovado, chorei feliz por vc, e de insegurança por mim... rsrs
    vai entender as mulheres...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olaaaaa...
      Mulher, levanta-te, abre os braços e voa!

      Não fique insegura porque isso não leva ninguém a lugar nenhum. Francamente, nós brasileiros somos muito bons nesse trabalho de comissários de bordo e eles sabem disso. Mas, eles querem pessoas confiantes, líderes, comunicativos! Tenha isso em mente e "encarne esse personagem" quando você for fazer seu processo seletivo.

      Você acha que eu não chorei? Chorei litros. Você acha que eu não fiquei com medo ou ansioso? Ainda estou. Mas, o que hoje eu percebo é que isso não me ajudou muito e que, na verdade, o fator principal da seleção é sorte. Sempre tem gente ótima que não passa e gente X que passa. Esforce-se pra mostrar pra eles o quão especial você é e se você não der pra brilhar nessa vez, você dá mais uma lustradinha em você e tenta novamente!!!

      Sentir dor é inevitável. Sofrer é opcional!
      Boa sorte Bella!

      Excluir
  62. agora stao faltando pouco mais de 2 horas para o seu embarque. spero que chegue bem e, conta tuuuuudo das fofocas q acontecerem ;) te vejo em alguns meses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhhh...
      Já cheguei e tô ótimo!
      Dá uma olhadinha nas atualizações daqui, tá!
      E muito boa sorte pra você na sua estrada e nos seus voos!

      Excluir
  63. Olá Roberto. Parabéns pelo blog, está ótimo!

    Tenho uma dúvida.
    Posso ir apenas para ver?
    Não estou nem um pouco preparada para isto. Mas queria ver, sentir como é realmente estar no Open Day, para que na próxima vez eu estar mais segura.
    Meu inglês é intermediário e não pretendo levar currículo (não terei tempo de fazê-lo e tirar as fotos).


    Tks,
    Bárbara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro Barbara!!!
      Pode ir pra ver sim. Eles não tem nenhuma restrição quanto a isso. Na verdade você só poderá ver uma parte do processo seletivo, porque outra é reservada aos que efetivamente participarão dele e é feita com poucas pessoas de cada vez. Mas, aparece lá sim que você vai ver que é menos complicado do que parece!

      Boa sorte!

      Excluir
  64. Ola, gostaria de saber uma coisa?

    é necessario ter a barba feita no open day?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai de homem das cavernas pra você ver em quantos open days você vai passar!?

      Excluir
  65. Com certeza, né coléguinha?!
    Você já foi pra alguma entrevista de emprego na vida com a barba do mendigo e foi aprovado? Se já, duvide da credibilidade dessa empresa - ao menos que seja google, apple ou ibm da vida!

    ResponderExcluir
  66. oi gostei muito do texto, me ajudou muito dando informações importantes, mas eu tenho uma pergunta muito importante e gostaria que você me respondesse: na Fly Emirates uma mulher que é piloto tem chance de conseguir emprego ou não , já que os emirados é um país muçulmano? Muito obrigado. Ficaria bem feliz se você falasse um pouco sobre isso porque eu sou uma mulher, vou tirar o curso de pilotagem e gostaria muito de trabalhar na Fly Emirates. Thank you.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Bella anônima,

      Deixa eu te contar uma coisa: o nome da empresa é só Emirates!!! Fly Emirates é o SLOGAN deles!! Mas, tudo bem, esse é um equivoco bem comum.
      Quanto a ter mulheres na cabine de comando... sim, elas estão lá! Tanto captains como first oficers. Mas, em vista que a empresa só voa grandes aviões, tenha em vista também que ela tem grandes expectativas.

      Espero poder voar um dia na sua equipe.
      Boa sorte!!!

      Excluir
  67. Olá! Vai haver um Open Day aqui Portugal, em Lisboa no mês que vem. Já submeti a minha candidatura no site. A minha questão é: só devo comparecer no OP se me contactarem ou posso aparecer espontaneamente mesmo sem ser pré seleccionada...? Esta será a minha primeira tentativa!
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liliana,

      Você vai me desculpar Bella, mas eu não tenho a menor idéia de como as coisas funcionam no processo seletivo em Portugal. Melhor mesmo seria mandar um e-mail pra eles e perguntar.

      Bjo e boa sorte!

      Excluir
  68. Olá Roberto, tudo bem?

    Meu será que consigo participar do Open Day, tenho uma tatttooo no pulso direito. Vocês trabalham com camisa social longa, certo?

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, veja o diagrama de tatuagem DESSA POSTAGEM. Se você tiver tatuagem na área branca, não pode!

      Excluir
  69. Oi Roberto! Gostaria de saber se uma moça com 1,59 de altura tem chance de alcançar os 212 cm?
    Não tive a chance de encontrar uma trena de bobeira , But anyway ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a sério isso? Gata, espero nunca voar com uma pessoa tão preguiçosa kkkk
      Eu abro a porta do avião e te jogo fora. Fala sério!!!

      Excluir
  70. Boa Noite Roberto Tdo bem?
    Adorei muito o seu Blog é D+.
    Moro em Curitiba e comecei a fazer o curso de Comissária.
    Mas confesso que desanimei um pouco devido a minha idade pois tenho quase 36 anos.
    E teve a situação de uma escola de Viação me falar que eu não teria chance de emprego com esta idade,fui em outra escola e me falaram que não tem restrição alguma.Mantive contato com uma funcionaria que esta ha 15 anos em uma CIA no Brasil e me falou que devido a minha idade seria um pouco mais dificil.Levei um banho de agua fria.Resolvi então procurar algo que me falasse sobre idade de comissários pricipalmente Emirates.... então achei vc .. que muito me animou com estas informações.O que eu gostaria de saber ja que vc esta em DUBAI..... tem realmente tripulantes mais velhos?Sabe algo de como funciona quem é casado?
    Agradeço se puder me responder ....

    SUCESSO
    Abco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andressa,

      Mulher... escola de "viação"? Nãooooo... AVIAÇÃO!!! kkk viação é tipo expresso Itapemirim... é de ônibus! Não tira mais o glamour, please! kkk ... brincadeirinha!
      Na real: no Brasil, depois dos 27 você não é mais contratada se não tiver experiência em alguma outra empresa. É duro, mas, é a vida! Eles tem esse parâmetro sei lá porque... no máximo quem parece ser bem novinha entra até uns 30.

      Aqui não tem limite de idade... mas, pra entrar, acho que vai até uns 40. Aqui eles valorizam sua experiência de vida e seu interesse em uma carreira tão complicada como essa.

      Quem é casado pode trazer marido/ familia - desde que ele tenha uma proposta de trabalho em Dubai. Você nao pode ser a responsavel por ele aqui... teria de ser um empregador. E ele não pode morar com você na acomodação pra comissários: você teria de pedir live out allowance e pagar qualquer diferença entre o valor que eles te dão e o preço do seu aluguel. Mas, se ele tiver boa aparência e inglês, pode tentar entrar na Emirates tambem e aqui vocês vão morar juntos, desde que sejam casados no PAPEL.


      Bjo e boa sorte!

      Excluir
  71. Oi Roberto,
    Quanto tempo durou desde seu open day ate o embarque de fato?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 ano e 4 meses. Normal é demorar entre 10 e 12 semanas.

      Excluir
    2. 1 ano e 4 meses. Normal é demorar entre 10 e 12 semanas.

      Excluir
  72. Ola Roberto ,tudo bem?

    Eu estava buscando informações sobre a Emirates e acabei encontrando o seu blog, que por sinal eh muito interessante e esta me ajudando muito com as duvidas que eu tinha sobre a empresa e no geral ,enfim ,rsrs

    Estou com uma duvida sobre os documentos que são pedidos ou exigidos pela empresa , pois eu tenho 30 anos e na minha carteira de trabalho eu tenho apenas alguns meses trabalhados, mais eu ja trabalhei como secretaria e professora de inglês em uma escola de idiomas, mais não era registrada pois esta empresa (ou cursinho fundo de quintal )rsrs não tinha registro. Então , eu gostaria de saber se eu teria que levar a minha carteira de trabalho para eles em algum momento, pois não sei se somente as minhas palavras valeriam alguma coisa para eles .

    Já lhe agradeço pela resposta e gostaria de te parabenizar pela sua iniciativa de criar um blog na qual com certeza esta ajundando e ajudara muitas pessoas como eu :) .
    Abraço e sucesso pra você ! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju,

      Carteira de trabalho é exclusividade do Brasil (e alguns poucos paises). Eles nem sabem o que é isso!
      É só o que você colocar no curriculo. E, sim, eles acreditam. No máximo, vão pedir uma carta de referência... daí você faz uma ; D

      Excluir
  73. Ha um ano deixei o Brasil para ir estudar ingles no Canada, com um unico proposito: ser comissaria na Emirates. Desculpe pelo texto sem pontuaçoes, é que estou usando um laptop todo em arabe! (pois e). Eu nao fiz curso para ser comissaria, tranquei a faculdade e vim para Toronto. Ainda continuo por aqui, e em Abril deste ano participei de uma Open Day, mas eles nao me deram nenhum retorno. Agora estou em duvida, se seria melhor eu participar no Brasil por ser meu pais de origiem ou se isso nao tem nada a ver.

    Outra duvida, eu vi no site da emirates que ha datas de Assessment Day aqui em Toronto, mas nao Open Day. Isso significa que eu nao posso participar ne? Pois eu deveria participar primeiro de uma Open Day e receber algum retorno deles, ou eu posso participar de um Assessment Day?

    E como funciona isso, de quem ja participou de uma open day e nao passou, depois de quanto tempo pode participar de novo?

    Por favor, me de uma luzzzzz! rs




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior é que não sei. Acho que em outros países você se inscreve, responde as perguntas no site e eles te chamam. Só sei como funciona no Brasil, mesmo!

      Se não passar no OD, pode tentar de novo depois de 3 meses = )

      Excluir
  74. roberto, sabe me dizer se a emirates contrata quem ja tem filhos? e qual a idade media de contratacao da empresa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filhos não são fator eliminatório... mas, trazê-los pra Dubai é complicado e caro!

      Sobre a idade média de contratação - ou a não existência disso - já está respondido no blog.

      Boa sorte!

      Excluir
  75. Olá, tenho uma tatuagem no segundo ossinho da coluna, não aparece quando estou de terninho. Mas você acha que isso pode atrapalhar?

    ResponderExcluir
  76. Pra que e-mail posso perguntar a eles que poderia ser mais conveniente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perguntar o que a eles quem, Karina? Perguntar dúvidas sobre o processo seletivo?
      Procure a página da flyright no facebook.

      Boa sorte!

      Excluir
  77. Ola roberto! Daqui fala Mariana de Portugal! Eu entrei para a Emirates e vou com o meu namorado, mas ele fica na etihad. Tendo em conta as regras dos emirados como será que nos pudemos encontrar e estar juntos? Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana,

      Parabéns! Seja bem vinda, Oh pá!

      Bem, aqui você terá a opção de morar na acomodação que a empresa oferece ou fora dela - com o que eles chamam de "live out allowance". Se for morar na acomodação, pode ter visitantes durante o dia entre as 7h da manhã até a 1h da manhã do dia seguinte - quem não é CREW não pode dormir em accommodation entre 1AM e 7AM. Ele pode ficar na sua casa como visitante: você tem direito a ter até 2 visitantes por vez por um período de até 60 dias por ano.

      Caso você more fora, não precisa dar satisfação pra empresa e faz o que quiser! Ele pode vir e te "visitar" sempre que quiser.

      Boa sorte no treinamento, e dê um "oi" quando chegar por aqui!
      Beijoooo

      Excluir
  78. Boa tarde Roberto, vc saberia me informar quais vacinas que a Emirates exige de fato para eu embarcar, pois não é para mim, minha filha passou e está chegando ao Brasil semana que vem.

    ResponderExcluir
  79. Desculpa meu iPad travou, preciso providenciar tudo, pois ela embarca em Novembro. Grata Luciana

    ResponderExcluir
  80. Eu tava vendo uma entrevista feita com uma comissaria de bordo(Foi feita em Agosto de 2014) e umas das coisas que lá falava era que a companhia não exige o curso de comissaria feito que é no Brasil , que o caso seria o processo seletivo ( mas obrigatoriamente tem que ter o inglês fluente), mas isso é realmente verdade ? Atualmente não é necessário o curso de comissaria no Brasil para trabalhar na Emirates , apenas participar do processo seletivo e ter o inglês fluente ? Se esse caso for a verdade , o curso de comissaria para quem passar no processo será dado em Dubai ? na escola da Emirates ? como são as coisas depois da aprovação do processo seletivo ?Por favor , se puder me responder com as informações atualizadas eu agradeço , Obrigada

    ResponderExcluir
  81. Boa noite Roberto,como fica em relação ao passaporte para poder trabalhar na Emirates?!

    att Abner

    ResponderExcluir
  82. oi Roberto. Li tooooda a sua jornada pra entrar na Emirates. Vou fazer meu open day dia 28/05, em SP! Espero que dê tudo certo. To bem apreensiva pq nunca participei de nenhuma seleção assim antes. obrigada por compartilhar sua história!

    ResponderExcluir
  83. Oi Roberto,
    Queria dizer q seu blog foi muito útil pra mim. Eu não fazia a menor ideia de como era um processo seletivo desse! Participei do OD dia 28/05 em São Paulo e para minha surpresa conseggui passar pro AD.
    Fiz o AD dia 04/06 e como se não fosse possível, fui pra Final!!
    Já fiz tudo e agora to esperando a resposta.
    Muito obrigada pelos seus relatos e espero que em breve possamos nos conhecer em Dubai! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh Carol,

      Que alegria foi abrir o "crew pulse" e ver que você conseguiu!
      Parabens! Espero que esteja curtindo a experiencia e aproceitando as viagens.

      A gente se vê por ai!

      Excluir
  84. Olá Roberto , muitos parabéns pelo teu blog está fantástico e estive a ler alguns dos comentários e é muito bom ver a forma como ajudas as pessoas.

    No meu caso, tenho uma dúvida sobre os aparelhos dentários, li um artigo que referia que na Emirates pessoas com aparelho dentário têm poucas probabilidades de serem aceites. Isso é mesmo assim que funciona?

    Aguardo resposta.
    Muito Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anônima,

      Não é que a pessoa tenha poucas chances. Ela NÃO tem chances.
      NÃO PODE trabalhar como comissária aqui enquanto usar aparelho fixo nos dentes.
      Se for daqueles que só coloca de noite, na hora de dormir, daí sim, seja mais viavel. Termine de arrumar seu sorriso ai e venha voar.

      Boa sorte!

      Excluir
  85. Olá, Roberto! A foto casual pode ser de bermuda e camisa? Ou tem que ser de calça jeans? Pode usar um sapatênis?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claaaaaro...
      Faz isso sim colega! Do jeitinho que você quiser. A Emirates super "contrata" quem faz as fotos assim!

      Boa sorte, viu!

      Excluir

Gostou do Blog? Então comente! Diga o que quer saber, o que quer ver para eu colocar aqui no blog.